Président

Abondance DOP


Descrição

A região do Monte Branco, nos vales Abondance, é famosa desde há várias gerações pelas suas vacas, pela sua capela, pela vasta área de esqui ligada ao Portes du Soleil, mas acima de tudo pelo seu famoso queijo com um carácter forte.

Características especiais

D.O.C. desde 1990.
Queijo feito com leite cru e gordo, com pasta prensada semi-cozida.
48% Mínimo de gordura.
Com forma de fundo côncavo com diâmetro de 40 cm e altura de 8 cm.
Peso: de 7 a 12 kg.
Placa de caseína elíptica para as produções fermier (artesanais) e quadrada para as produções laitier (produção semi-industrial).
Produção: 1.500 toneladas.

Gastronomia

Os vinhos de Savoie, como o Apremont, Roussette de Seyssel, valorizam melhor os aromas e o soberbo sabor frutado de um queijo curado por um período de entre quatro e seis meses.
É um ingrediente de Berthoud, um prato tradicional na região de Chablais, preparado com tiras finas de queijo Abondance molhado com vinho branco e gratinado no forno.

Produção

Entre duas agitações dos grãos da coalhada, reduzidos ao tamanho de ervilhas, a coalhada é aquecida uma só vez a 50°. Se esta operação for demasiado longa ou demasiado rápida, no momento da cura a pasta racha ou incha.
É no momento da prensagem com aros de madeira que o Abondance assume a forma côncava, reconhecível de entre todas as outras formas.
O molde pode ser ajustado para o diâmetro desejado através de uma corda. A cura dura pelo menos 90 dias e ocorre apenas na área de Denominação. Os queijos, depositado em placas de abeto vermelho são esfregados com sal a cada dois dias e a superfície é seca regularmente.
Antigamente era produzido sob diferentes denominações (o Toupin, o Fontina, o queijo de Bagnes ou os Conches). O queijo Abondance conquistou a sua reputação graças aos monges dos mosteiros próximos.
O prestígio conferido pela abadia de Abondance, propondo-o em 1381 como o queijo oficial do conclave de Avignon, na eleição do Papa.
Entre os rebanhos domina a raça de vacas, Abondance, reconhecível por seu manto cor de mogno. É uma vaca leiteira de grandes dimensões das regiões austeras, resistente às mudanças climáticas.

Área geográfica

O seu território estende-se ao longo dos maciços verdes da Alta Sabóia: os Aravis, a região do Mont Blanc, mas acima de tudo do vale de Abondance.