Président

Camembert


Queijo Camembert Président

A sua forma redonda e generosa é um convite à descoberta.

Descobrir


Descrição

O Camembert é, sem dúvida, o mais famoso dos queijos franceses.
É o rei dos queijos ou pelo menos, o queijo mais popular, um must numa tábua de queijos, e presta-se a inúmeras e surpreendentes composições culinárias.
Tradicionalmente produzido com leite cru, hoje obtém-se essencialmente a partir do leite pasteurizado.

Características especiais

Camembert de Normandie D.O.C. desde 1983.
Queijo de pasta mole com casca natural.
45% de gordura.
Forma de cilindro achatado com diâmetro entre 10,5 e 11 cm, peso de pelo menos 250 g.
Pasta de cor branca ao amarelo creme, casca macia com bolor superficial que forma uma penugem branca aveludada que, por vezes, deixa manchas vermelhas.
O Camembert AOC de Normandie (DOC de Normandia) é produzido exclusivamente com leite cru e colocado nos moldes com uma colher.
Produção: 145.768 toneladas, das quais 14.300 toneladas DOC.

Gastronomia

O Camembert tem uma vasta gama de usos na cozinha.
Sem a casca e derretido com natas, torna-se um molho cremoso para a carne vermelha, aves e até peixe.
Também pode ser usado em receitas fantásticas como Tarte de Camembert com maçãs.

Produção

Ao leite é adicionado em primeiro lugar o coalho, a coalhada é então colocada nos moldes com uma colher (cinco colheres a uma distância de 60 minutos para cada Camembert). De seguida é salgado e enriquecido com levedura. O queijo será coberto com uma fina casca branca.
Finalmente é curado por 15 dias em sala de secagem para que a massa atinja o seu pleno sabor. A pasteurização do leite permite a mecanização da produção, principalmente na altura da coagulação. Em equipamentos de coalhadura contínua, o leite coalhado é cortado em cubos para facilitar a formação.
Em 1791, na quinta de Beaumoncel na vila de Camembert, Marie Harel encontra um padre proveniente da região de Brie que escapara da Revolução. Este ensina-lhe um novo método de processamento de Camembert. Um queijo fresco é coberto com uma caixa que lhe permitirá viajar para todos os continentes.
A caixa redonda feita de madeira de álamo foi uma verdadeira revolução na época, que permitiu ao Camembert enfrentar longas viagens.
É o encontro dos senhores Leroy e Ridel que no final do século XIX, vai permitir a sua criação: dois discos muito finos feitos de madeira de álamo ligados por uma longa apara da mesma origem fixada por tachas.

Área geográfica

A região de Auge, em torno a Lisieux, é a terra natal do Camembert. É uma região de pequenos vales húmidos de clima temperado. Na primavera os rebentos de cor carmim das macieiras desabrocham numa sinfonia de pétalas brancas que pontilham a paisagem cheia de sumptuosas casas em estilo “Colombage”.

Criada em 1968, a marca Président Camembert revoluciona a oferta para o consumidor: o mesmo em qualquer lugar. Ao contrário das variações de qualidade do Camembert feito com leite cru, o Camembert pasteurizado Président ostenta um nome e um grafismo que põe fim à confusão das marcas de então.
Ao mesmo tempo informativos e ilustrativos, os primeiros rótulos de Camembert, o símbolo, surgiram no final do século XIX, mas este universo pictórico desenvolveu-se plenamente apenas no início do século XX.
A tenacidade comercial das famílias Normandas que forneciam de Camembert aos quatro cantos da terra e a fraca proteção do nome e da sua produção favoreceram a partir da Primeira Guerra Mundial várias produções locais.
Mesmo hoje em dia, do Brasil ao Japão passando pela Islândia, "Camemberts" às vezes com as formas mais inesperadas testemunham a universalidade e a popularidade deste queijo.