Vinhos Portugueses
Serras de Azeitão & Medalhões de queijo fresco de Cabra
Descrição
Sabor acentuado a fruta vermelha fresca madura, macio de sabor e com final de boca muito agradável, a riqueza aromática do vinho enquadra bem com a cremosidade e acidez do queijo de cabra.
Combinação com comida
O mel aporta doçura que contrasta bem com a força do queijo.
Dicas
Numa salada ou em canapés.
Vinhos Franceses
Bordeaux Blanc & Medalhões de queijo fresco de Cabra
Descrição
De cor amarela palha intensa e aroma vegetal, de fruta tropical e frutas cítricas frescas. Este vinho é equilibrado, delicado, com um gosto final na boca agradavelmente frutado que se une perfeitamente com as sensações delicadamente suaves e frutadas do queijo.
Combinação com comida
Geleia de frutas cítricas – as características frutadas e delicadamente doces do queijo se enriquecem com o gosto posterior agridoce da geleia.
Dicas
Espalhar sobre uma fatia de pão crocante para uma merenda rápida.
Tinto do Douro & Raclette
Descrição
Vinho vermelho suave, ligeiramente acídulo e com nota de fruta vermelha. Equilibra bem com o sabor da Raclette.
Combinação com comida
A raclette, come-se derretida com batatas e presunto. Se tiver a maquina “raclette” em casa é o ideal para um jantar com amigos. Para o dia-a-dia faça no forno um gratinado de batatas com raclette… a sua família vai adorar.
Dicas
Um jantar de inverno.
Chablis & Raclette
Descrição
Vinho de cor amarela palha apagada, com aroma floreal e de fruta branca. Na boca é saboroso, mineral e com uma forte acidez que lhe permite opor-se à maciez e o grande sabor característico da Raclette.
Combinação com comida
Cubos de ananás – a doçura da fruta juntamente com a sua acidez são perfeitos para amaciar a sensação picante do queijo, aumentando a sua doçura.
Dicas
Uma raclette com os amigos.
Tinto alentejano & Comté
Descrição
A riqueza alcoólica do vinho dá notas iniciais de suavidade, acrescida com alguma acidez que promete criar um final de boca bem ligado com as notas da baunhilha presentes.
Combinação com comida
Com marmelada.
Dicas
No final de um jantar.
Bordeaux Rouge & Comté
Descrição
Vinho vermelho de cor rubi com aroma de frutos vermelhos e notas vegetais. Na boca, é equilibrado, com uma acidez precisa e um tanino suave que se unem perfeitamente.
Combinação com comida
Combina bem com tâmaras – a doçura desta fruta se une perfeitamente ao sabor intenso do Comté, deixando-o ainda mais sedutor.
Dicas
Numa noite com os amigos.
Vinho verde & Crème de Camembert
Descrição
Este tipo de queijo, caracterizado pelo seu paladar aveludado, adequa-se a vinhos leves, capazes de equilibrar a acidez que falta neste tipo de queijos.
Combinação com comida
Frutas frescas, frutos secos, legumes, pães rústicos, gressini.
Dicas
Em dip, para uma entrada improvisada.
Alsace Pinot Blanc & Crème de Camembert
Descrição
Vinho de cor amarela palha apagada e com uma ligeira fragrância frutada e floreal. Possui um corpo e uma persistência moderados, é excelente com o Crème de Camembert, dotado de um sabor equilibrado e de um amor delicado.
Combinação com comida
Avelãs tostadas, que dão um sabor tostado e crocante a esse creme, deixando-o ainda mais delicioso.
Dicas
Numa sanduíche de pão de forma com salame defumado para um delicioso picnic.
Vinho do Porto & Roquefort
Descrição
Vinhos com notas de frutos secos e mel, mas com uma acidez que contrasta com essa doçura, casam na perfeição com as notas picantes do queijo Roquefort. Por norma, estes vinhos têm um final longo, macio e persistente que suporta bem o sabor intenso do queijo.
Combinação com comida
Frutos secos, mel silvestre, pratos de carne.
Dicas
Numa tábua de queijos, em saladas ou molhos.
Sauternes & Roquefort
Descrição
Vinho de cor amarela dourada. Ao nariz, apresenta um aroma de mel, especiarias (açafrão), fruta passa e frutas cítricas cristalizadas. Na boca, deixa um sabor generoso, doce, com um final ácido e ligeiramente picante que envolve a rica estrutura do queijo, oferecendo um gosto posterior complexo de grande persistência.
Combinação com comida
Mel de acácia – a doçura do mel e o seu aroma delicado permite atenuar a sensação saborosa e picante do queijo, deixando intacta a sua complexidade aromática.
Dicas
No final de um jantar especial.
Vinho verde & Rondelé Mousse de queijo Natural
Descrição
Para este tipo de queijo, com paladar algo neutro, a escolha recai sobre vinhos extremamente aromáticos com notas florais e fruta tropical intensa.
Combinação com comida
Legumes crocantes, como cenoura, pepino, pimento ou aipo.
Dicas
Para uma entrada convivial, em dip ou como recheio de sanduiches.
Cotes de Provence Blanc & Rondelé Mousse de queijo Natural
Descrição
Vinho de cor amarela palha apagada, com um intenso aroma vegetal, floral e cítrico. O corpo equilibrado, a acidez agradável e o final picante conjugam-se muito bem com este queijo delicado, macio e saboroso.
Combinação com comida
Rodelas finas de pêssego – a doçura da fruta junto com a sua fragrância típica completam o aroma do queijo, aumentando a sua suavidade.
Dicas
Numa deliciosa tosta com presunto defumado.
Moscatel & Snack à la francaise
Descrição
Os vinhos escolhidos para o queijo Snack são leves, aromáticos e ligeiramente acidulados. Os vinhos doces frescos também casam bem com as características delicadas do queijo Snack, sendo a combinação ideal para um aperitivo.
Combinação com comida
Frutos frescos ou compotas.
Dicas
Em aperitivo, canapés ou tapas. Saladas. Sanduiches.
Sancerre & Snack à la francaise
Descrição
Vinho de cor amarela com reflexos verdes. Ao nariz, apresenta-se delicadamente cítrico com um toque de ervas. Na boca, é redondo, doce, dotado de uma marcada acidez com um final saboroso e mineral, que permite opor-se à estrutura do queijo sem interferir com o seu complexo aromático.
Combinação com comida
Geleia de figo – a doçura e suavidade da geleia compensam perfeitamente o forte sabor do queijo e a sua consistência ao paladar.
Dicas
Aperitivo com os amigos, ceia.
Borba & Emmental
Descrição
Os vinhos tintos com uma fruta intensa e limpa, um final de boca persistente e alguma acidez fresca ligam muito bem com este queijo de pasta prensada, muito frutado e de paladar suave.
Combinação com comida
Legumes, carnes frias, charcutaria.
Dicas
São óptimos em diversas preparações culinárias, para derreter ou comer em cru, com massas, saladas ou em fondue.
Bourgogne Pinot Noir & Emmental
Descrição
Apresenta-se com uma linda cor vermelha rubi apagada e o aroma “selvagem” dos pequenos frutos vermelhos, as frutas de bosque e as especiarias ligeiramente ásperas. Na boca tem um sabor ligeiro, com uma acidez marcada e um corpo ligeiro, que permitem que o vinho envolva a estrutura do queijo sem modificá-lo, evidenciando a sua parte aromática e gustativa.
Combinação com comida
Mel de castanheira – a ligeira nota amarga deste mel, juntamente com a sensação ácida e doce do queijo, criam uma composição particularmente enigmática.
Dicas
Numa tábua de queijos, um delicioso aperitivo.
Alvarinho & Brie
Descrição
Para acompanhar o paladar suave do Brie deve ser escolhido um vinho equilibrado e agradável , bem estruturado com paladar frutado. Os vinhos brancos secos são perfeitos.
Combinação com comida
Uvas, tomate e frutos silvestres.
Dicas
Numa salada ou em tapas. Numa tábua de queijos acompanhado de frutos secos ou compotas de frutos silvestres.
Beaujolais & Brie
Descrição
Apresenta-se com uma linda cor vermelho rubi e um aroma agradável de frutas do bosque e flores; vinho sem grandes pretensões, na boca predomina o seu frescor, juntamente com a sua grande doçura, graças ao intenso aroma frutado que, encontrando-se com o Brie, cria um conjunto de sensações extremamente agradáveis, lembrando o caráter frutado do vinho e a doçura cremosa do queijo.
Combinação com comida
Com fruta, doce ou mel.
Dicas
Em canapés, numa tabua de queijos ou derretido no forno.
Douro & Camembert
Descrição
Os vinhos perfeitos para acompanhar o aroma e paladar pronunciados do Camembert são perfumados e intensos. Na boca os taninos estão presentes, mas redondos, o que confere ao vinho uma sensação de envolvência.
Combinação com comida
Legumes como brócolos, couve-flor e cenouras, assim como carnes brancas, peixes e frutos secos.
Dicas
Em canapés e tapas com pão ou tostas. Incontornável numa tábua de queijos.
Cremant d’Alsace & Camembert
Descrição
Cor amarela palha apagada, fragrância frutada, floreal e com ligeiras notas torradas que também encontramos no Camembert. A acidez e a efervescência do vinho completarão a combinação, tirando perfeitamente o sabor da boca e, ao mesmo tempo, enriquecendo a sua persistência.
Combinação com comida
Composto de mel, no qual da doçura delicada da fruta revitaliza as sensações suaves do queijo e as sensações aromáticas do vinho.
Dicas
Numa tábua de queijos, para um picnic.